jmr

Biografia

Natural do Porto, licenciou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e fez o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional de Lisboa. Em 2009 concluiu o Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem pela Universidade Aberta, com a dissertação: “Aplicação e-Learning em Geometria Descritiva”.
Foi professor do ensino secundário, onde leccionou disciplinas da área das Artes Visuais e desenvolveu projectos de Design Gráfico e de Fotografia. Coordenou e orientou acções diversas de formação de professores no âmbito da utilização das novas tecnologias na comunicação visual.
Colaborou em diversos projectos de design de comunicação para o IPPAR – Direcção-Regional de Lisboa), Musée sans Frontières / Direcção-Geral de Turismo, Museu Nacional da Música, Ginásio Ópera e outras entidades, bem como de Web Design. Foi autor da Monografia “Ermida de N.ª Sr.ª da Purificação. Sirol” e, em co-autoria com prof. Doutor Carlos Tavares Ribeiro, das obras “Forma-Espaço-Ordem” e “A Geometria das Cidades”.
Paralelamente à carreira docente, desenvolveu actividade musical como tenor do Coro da Fundação Calouste Gulbenkian, do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos e de outros coros de câmara, além de participações pontuais como solista.
Neste âmbito, a actividade fotográfica foi uma presença em muitos dos projectos desenvolvidos. Particularmente, ao longo de quarenta anos, perpetuou em imagens muitos dos momentos musicais em que participou e assistiu, seja de música coral-sinfónica, de ópera ou de música de câmara. Nos anos mais recentes, a era digital contribuiu para uma intensificação dessa actividade, não só pela redução do número de horas despendidas em laboratório como pela qualidade e facilidade de conservação das imagens.
Assim, tem divulgado muitos desses momentos numa página do Facebook, entre outras, dedicada exclusivamente à música – A Imagem da Música.