jmr

Laboratório de fotografia 2 – preparação do equipamento

Instalações

Verifique se no quarto escuro não existem pontos de entrada de luz – de noite não é muito problemático e pequeninas frestas não causam grandes problemas. Prepare o(s) balcões.

Fonte de luz

Coloque a luz de exposição aí a uns 50 cm da bancada num extremo do balcão (zona seca). Poderá ligá-la à tomada do armário de casa de banho ou outra disponível e desligue-a. Disponha os cartões pretos por perto.

Luz de segurança

Coloque a lâmpada pelo menos a 1 metro da bancada ou substitua a lâmpada do tecto de forma a evitar que alguém acenda acidentalmente a luz normal... seria um desastre.

Tinas

Disponha as tinas num balcão (não muito perto da zona seca) pela seguinte ordem: revelador – banho de paragem – fixador – lavagem.
De futuro utilize as mesmas tinas para os mesmos fins – se forem de cor, use pela ordem vermelho – amarelo – preto – branco.

Banhos

Prepare o Revelador conforme as indicações do fabricante (p.e. 1+4 - 1 dose de revelador mais 4 de água) em quantidade suficiente para ter cerca de 1 cm de altura na tina correspondente.
Prepare o Banho de Paragem – basta água com umas gotas de vinagre para acelerar a acção de paragem e despeje-o na tina correspondente.
Prepare o Fixador conforme as indicações do fabricante (p.e. 1+4 ou 1+9) em quantidade suficiente para ter cerca de 2 cm de altura na tina correspondente.
Encha o lavatório (ou uma tina) de Água para a Lavagem.

Pinças

Coloque uma pinça em cada uma das 3 tinas (deixando a zona de pega fora dos líquidos).

Papel fotográfico

Coloque-o numa Zona seca. Coloque a tesoura ou o X-acto junto.
Não abra já a caixa de papel fotográfico...

 

Agora que tudo está a postos, pode desligar a luz branca, acender a luz vermelha de segurança e fechar as portas (e janelas, se as houver)... não se esqueça de avisar para ninguém entrar sem autorização – pode colocar um aviso à porta.